Pular para conteúdo principal
Proposição:
Proponente:
Reunião:
Assunto:
678 registro localizado.


Indicação 0161/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 05/08/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: A possibilidade de promover ações em prol do tombamento da "Gruta de Salitre", localizada na estrada do distrito de Extração, para que a mesma faça parte do Circuito Turístico de Diamantina/MG. Nestes termos, aguardo deferimento.
Indicação 0158/2019
Proponente: Vereador Dijalma da Conceição Ferreira Coelho
Reunião: 24/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: a Vossa Excelência acionar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural para adoção das seguintes providências em relação aos distritos de Mendanha e Inhaí: 1) Patrolamento da estrada que liga os dois distritos, a qual há muito não passa por manutenção, com uso do caminhão pipa para molhar a estrada assim que ela for totalmente patrolada. 2) Realizar operação tapa buracos nas ruas dos distritos de Mendanha e Inhaí, cuja pavimentação é de massa asfáltica. 3) Pintura dos meios-fios das ruas do distrito de Inhaí e do adro da Igreja de sua igreja. JUSTITIFCATIVA Com a aproximação da Festa de Santana, anual e tradicionalmente comemorada no distrito de Inhaí, o número de pessoas que se fazem presentes no distrito é bastante elevado. Assim sendo, de maneira a evitarmos eventuais acidentes, e com vistas que tudo transcorra de forma tranquila, faz-se necessário que as providências acima sejam adotadas antes do início das festividades. Ao ensejo, solicito que seja dada ciência desta proposição ao titular da pasta do Desenvolvimento Urbano e Rural, Daniel Martins da Silva. Termos em que peço e espero deferimento.
Requerimento 0054/2019
Proponente: Vereador Tarcísio Magno Martins Gonçalves
Reunião: 24/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: na forma regimental, que seja encaminhado ofício a Sua Excelência o Prefeito Municipal, Juscelino Brasiliano Roque, solicitando-lhe encaminhar a este Parlamento, para aprovação da Edilidade, em data inadiável, Projeto de Lei, tendo por objeto a alteração de 20% (vinte por cento) para 50% (cinquenta por cento) a gratificação concedida ao vencimento dos enfermeiros que prestam serviços na zona rural, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, de trata os artigos 1º e 3º da Lei n.º 2761, de 8 de julho de 2002, cópia xerográfica anexa. JUSTIFICAÇÃO Tenho acompanhando de perto o trabalho dos enfermeiros que exercem a profissão nas áreas urbanas e o que assistido é que eles, de forma recorrente, trabalham além das 40 (quarenta) horas estipuladas pela lei. São profissionais realmente comprometidos com o cargo e que merecem atenção especial, tanto do Executivo como do Legislativo e da população, pois constantemente dedicam seu trabalho árduo na recuperação da saúde da população. Isto posto, faz-se necessário que o trabalho da categoria seja realmente valorizado, a exemplo de outras. Nestes termos, espero e aguardo deferimento
Indicação 0157/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 17/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: À Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, 02 (dois) quebra-molas na Rua Isaltino Romão Vieira, no bairro Cidade Nova; 01 (um) quebra-mola na Av. do Contorno em frente ao número 187, no bairro Bela Vista e 02 (dois) quebra- molas na Av. Tijucana, próximos á Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Bela Vista. JUSTIFICATIVA: A colocação dos quebra-molas se faz necessária, pois nas ruas e avenida citadas veículos e motos passam em alta velocidade. Assim, com os quebra-molas evita-se acidentes com os pedestres e motoristas que transitam pelos locais, sendo que em horários de picos devido à escola e à igreja, podem acarretar maiores transtornos.
Requerimento 0053/2019
Proponente: Vereador Dijalma da Conceição Ferreira Coelho
Reunião: 17/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: Que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo, solicitando a possibilidade que parte do Paço Municipal, em frente ao prédio onde outrora funcionou a Prefeitura, seja destinada para estacionamento (regulamentado) dos veículos dos Vereadores, num total de pelos menos 6 (seis) vagas. Não sendo possível atender nosso pleito sobredito, sugerimos que tal medida seja adotada em uma das laterais da Rua Macau de Baixo. JUSTIFICATIVA: A área do prédio onde atualmente funciona o Legislativo é bastante acanhada e insuficiente para atender a Edilidade, haja vista que o referido espaço físico também é destinado ao estacionamento de veículos particulares de hóspedes do prédio vizinho, onde, muito em breve, funcionará como hotel. É relevante registrar que muitas vezes os vereadores, além de suas atribuições e missões recorrentes, convocados para reuniões de relevante interesse público e não encontram uma vaga sequer nas imediações do prédio, nem no estacionamento rotativo, decorrente do elevado fluxo de veículos no centro histórico, especialmente nos dias úteis. Nestes termos, esperam deferimento.
Indicação 0156/2019
Proponente: Vereador Tarcísio Magno Martins Gonçalves
Reunião: 12/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: Cordialmente a Vossa Excelência, de acordo com a legislação pertinente que tome todas as providencias necessárias diante da gravidade da situação da Rua do Areão, no Bairro Rio Grande, na sede do município, que sejam instalados "redutores de velocidade", "faixa elevada de pedestres" na mencionada rua, em caráter de urgência urgentíssima, atendendo reivindicações de moradores e transeuntes, conforme ABAIXO-ASSINADO, contendo centenas de assinaturas, o qual tomo a liberdade de anexar à esta Indicação. Justificativa: A nossa Indicação é justa e oportuna, pois tal medida tem por finalidade coibir que motoristas imprimam velocidades incompatíveis com aquela via, situação que vem acontecendo corriqueiramente, colocando em iminente risco a vida não só dos moradores, mas de todos que diuturnamente circulam por ela, especialmente crianças e idosos. E com essa medida, não temos dúvida que o problema será sanado e o Poder Público ficará isento de omissão em caso de eventual acidente por falta de adoção da providência acima reivindicada. Nestes termos, pede e aguarda aprovação:
Indicação 0155/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: a V. Exª, que determine ao departamento competente que realize a manutenção do calçamento da Rua Neco Amorim no bairro Bom jesus e na rua atrás da igreja do Senhor Bom Jesus. JUSTIFICATIVA: A indicação se faz necessária pois existem diversas pedras do calçamento soltando, precisando de manutenção. Assim, necessário que se faça a manutenção nas ruas do referido bairro.
Indicação 0154/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: a V. Exª, que determine ao departamento competente a pavimentação da Rua São Joaquim, no Bairro Cazuza. JUSTIFICATIVA: A indicação é necessária para que a rua citada, seja dotada de melhor infra-estrutura, melhorando o acesso dos transeuntes do local. Com isso, pedimos as providências necessárias para a realização desta obra, que além de proporcionar melhorias ao local, contribuirá com o bom aspecto da cidade.
Indicação 0153/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: Cordialmente, aglutinar esforços, junto ao setor afeto na questão, no sentido de unir forças, para planejar e executar, o mais célere possível, da instalação de um sistema de segurança eletrônico "olho vivo", no Beco do Mota, no Centro da sede do município, bem como, promover ações de melhorias na iluminação pública de todo trecho do mesmo, pois não está funcionando a contento com a necessidade dos moradores e transeuntes, trazendo insegurança a todos. Justificativa: A nossa Indicação é justa e oportuna, pois tal medida irá inibir a ação criminosa e a prática do vandalismo neste logradouro , como também trará segurança aos moradores e proteção ao patrimônio público e particular e, ainda será possível reconhecer, através das câmeras, uma pessoas que venha, por ventura, praticar algum ato ilícito no mesmo. Ademais, solicito ainda, que depois de aprovada, se possível for, que seja enviada uma cópia desta Indicação à Promotoria Pública de nossa cidade, para conhecimento. Nestes termos, pede e aguarda aprovação.
Indicação 0152/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: Ao Secretário Municipal de Saúde, Sr. Rogério Pontes a possibilidade de aumentar a quantidade de cotas distribuidas à população mensalmente para atendimentos nas Unidade Básica de Saúde (UBS). JUSTIFICATIVA: Essa indicação se faz, pois a quantidade de cotas distribuidas estão sendo insuficientes para atender a demanda do município. Assim, causando trantornos à população que não conseguem atendimento.
Indicação 0151/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: A Secretaria competente a manutenção de toda extensão da Rua Antonina Pironga, localizada no distrito de Sopa. JUSTIFICATIVA: Essa indicação se faz, pois a rua Antonina Pironga está em péssimas condições para o tráfego de pedestres e automóveis que ali transitam, causando transtornos á população.
Indicação 0150/2019
Proponente: Vereador Evaldo José dos Santos
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: Á Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude a revitalização da quadra da comunidade Sopa e se possível uma cobertura. JUSTIFICATIVA: Essa indicação se faz pela necessidade da revitalização da quadra, pois quando ocorre chuvas a água fica empossada e escorredia. Já ocorreram dois acidente devido à esse problema, se não resolvido pode provocas outros acidentes.
Indicação 0149/2019
Proponente: Vereador Gilson Batista
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: A V.Exª que seja acionado o setor competente , para verificar a possibilidade de construção de uma área coberta com a colocação de varal em uma mina (foto anexo) situada na Rua da Abolição, bairro Bela Vista. JUSTIFICAÇÃO: Devemos proporcionar melhores condições para as famílias que sobrevivem da prestação de serviço de lavagem de roupa, construindo um local com infraestrutrura necessária para que seja realizada a lavagem completa das roupas, de uma maneira prática e acessível. Além de incentivar a convivência comunitária, a população carente ainda diminui os gastos no orçamento doméstico, economizando nas contas de água de suas residências.
Requerimento 0052/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente, O Vereador infra - assinado requer a V.Exª, ouvido o Plenário: que seja encaminhado fotocópia deste ao Ilustríssimo Senhor Emerson dos Santos Cordeiro, Coordenador Regional da 8ªCRG do DER de Diamantina, via da qual "reitero" Requerimento nº. 029/2017, cópia em anexo, de minha autoria, devidamente aprovado por unanimidade de votos em Reunião Ordinária, requerendo a implantação de redutores de velocidade, ou estudar outra solução cabível, na Rodovia da Estrada Real, no trecho compreendido entre a Ponte sobre o Rio da Palha, até a bifurcação que dá acesso ao distrito de Extração e ao povoado do Ribeirão do Inferno, que é jurisdição deste Departamento de Estradas e Rodagens. Justificativa: Estamos reiterando tal requerimento, uma vez que esse trecho acima citado, está trazendo sério risco de vida aos usuários, pois, com a pavimentação deste percurso, muitos motoristas têm desenvolvido velocidades incompatíveis com aquelas adequadas para a localidade. Além do acima relatado, nossa preocupação maior está com os alunos da Escola de Jesus Silva (na sua maioria crianças), localizada às margens da rodovia, cujo portão de acesso está situado à beira dela, logo, podendo ocasionar acidentes de proporções inimagináveis, situação que poderá ser evitada com a implantação destas ações ora pleiteadas. Ademais, solicito ainda, que seja encaminhado cópia deste Requerimento à Promotoria Pública de nossa cidade, para conhecimento. Nestes termos, pede e espera aprovação.
Moção 0006/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá João 11. 25 O Vereador abaixo-assinado, ainda consternado, propõe a Vossa Excelência, ouvida a Casa, na forma regimental, que, após ser submetida à douta consideração dos nobres pares, seja consignada nos Anais dos trabalhos deste Legislativo profunda e pesarosa MANIFESTAÇÃO DE CONDOLÊNCIA de sua Edilidade em respeito ao falecimento inesperado da senhora ZELITA DA SILVA, aos 55 (cinquentae cinco) anos de idade, ocorrido dia 2 do mês corrente, nesta cidade, cujo corpo foi sepultado no Cemitério Municipal, no dia seguinte, perante a presença de seus familiares queridos e de amigos que tiveram a honra e o privilégio de conviver com ela e que foram lhe prestar a última e merecida homenagem póstuma. GILCENE, era casada com o senhor Sebastião Florisval da Silva, ou simplesmente TIÃO BEIÇO, como era conhecido, deixando cinco filhos e cinco netos Pessoa simples e trabalhadora, era muito querida em nossa cidade, gozando de amplo círculo de amigos sinceros. Seu passamento surepreendente abalou a todos os diamantinenses, mas o trabalho social prestado por ela em prol da coletividade, sua paciência e presteza são um legado que jamais esqueceremos e que nos serve de conforto. Nesse momento de profunda tristeza, hipotecamos nossa solidariedade à família enlutada, fazendo sinceros votos de que encontre o conforto necessário nos amigos e permanente resignação para entender os desígnios de Deus, que precisou tirá-la de nosso convívio passageiro nesta terra para tê-la eternamente ao Seu lado. Requer, finalmente, que seja enviada cópia desta Moção à família enlutada.
Moção 0005/2019
Proponente: Vereador Dijalma da Conceição Ferreira Coelho
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá João 11. 25 O Vereador abaixo-assinado, profundamente consternado, propõe a Vossa Excelência, ouvida a Casa, na forma regimental, que, após ser submetida à douta consideração dos nobres pares, seja consignada nos Anais dos trabalhos deste Legislativo profunda e pesarosa MANIFESTAÇÃO DE CONDOLÊNCIA de sua Edilidade em respeito ao falecimento inesperado do senhor VICENTE GERALDO DA FONSECA, ocorrido dia 6 deste mês, cujo corpo foi sepultado no dia seguinte, no cemitério local do distrito de Desembargador Otoni, sua terra natal, perante a presença de seus familiares queridos e de amigos que tiveram a honra e o privilégio de conviver com ela e que foram lhe prestar a última e merecida homenagem póstuma, deixando esposo e filhos. VICENTE BOLA, como era mais conhecido, era irmão do ex-Vereador desta Câmara Municipal, João Batista da Fonseca (João Bola). Pessoa simples e trabalhadora, era muito querido no distrito de Desembargador Otoni e região, onde gozava de amplo círculo de amigos sinceros. Seu passamento abrupto e inesperado abalou a todos os moradores de Desembargador Otoni e região, mas o trabalho prestado por ele em prol da comunidade, sua paciência e presteza são um legado que muito nos conforta. Nesse momento de profunda tristeza, hipotecamos nossa solidariedade à família enlutada, fazendo sinceros votos de que encontre o conforto necessário nos amigos e permanente resignação para entender os desígnios de Deus, que precisou tirá-lo de nosso convívio passageiro nesta terra para tê-lo eternamente ao Seu lado. Requer, finalmente, que seja enviada cópia desta Moção à família enlutada.
Moção 0004/2019
Proponente: Vereador Dijalma da Conceição Ferreira Coelho
Reunião: 10/06/2019
Situação: Aprovada
Excelentíssimo Senhor Presidente: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá João 11. 25 O Vereador abaixo-assinado, profundamente consternado, propõe a Vossa Excelência, ouvida a Casa, na forma regimental, que, após ser submetida à douta consideração dos nobres pares, seja consignada nos Anais dos trabalhos deste Legislativo profunda e pesarosa MANIFESTAÇÃO DE CONDOLÊNCIA de sua Edilidade em respeito ao falecimento inesperado da senhora GILCENE DE JESUS SANTOS, ocorrido dia 21 do mês findo, em Diamantina, cujo corpo foi sepultado no Cemitério local do distrito de Inhaí, no dia seguinte, perante a presença de seus familiares queridos e de amigos que tiveram a honra e o privilégio de conviver com ela e que foram lhe prestar a última e merecida homenagem póstuma, deixando esposo e filhos. GILCENE, pessoa simples e trabalhadora, era muito querida no distrito de Inhaí, onde gozava de amplo círculo de amigos sinceros. Seu passamento prematuro abalou a todos os moradores de Inhaí e região, mas o trabalho social prestado por ela em prol da comunidade, sua paciência e presteza são um legado que jamais esqueceremos e que nos serve de conforto. Nesse momento de profunda tristeza, hipotecamos nossa solidariedade à família enlutada, fazendo sinceros votos de que encontre o conforto necessário nos amigos e permanente resignação para entender os desígnios de Deus, que precisou tirá-la de nosso convívio passageiro nesta terra para tê-la eternamente ao Seu lado. Requer, finalmente, que seja enviada cópia desta Moção à família enlutada.
Indicação 0148/2019
Proponente: Vereador Lucas Manoel Barbosa Werneck
Reunião: 03/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: a Vossa Excelência a possibilidade e viabilidade desse Executivo proceder à instalação de um parquinho na sede de Mendanha para atender às crianças do mencionado distrito. JUSTITIFCATIVA No distrito de Mendanha, como é sabido, são raríssimas as opções de lazer disponíveis para a população local, sobretudo para as crianças. Assim sendo, não temos dúvida, que com a instalação do parquinho ora pretendido, o Município estará contribuindo sobremaneira para levar até as crianças ali residentes a possibilidade de disporem de um importante instrumento de lazer e reparando, pelo menos parcialmente, essa flagrante carência que grassa não só em Mendanha mas em todos os distritos do Município. Termos em que pedem e esperam deferimento.
Indicação 0147/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 03/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: A Vossa Senhoria, aglutinar esforços junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, para planejar ações em prol de proceder com a doação de "bloquetes", via Associação Pró Melhoramento do Bairro Campo Belo, na sede do município, para serem devidamente usados nos serviços de pavimentação da Rua Buritis, com aproximadamente 200(duzentos) metros de comprimento por 4,5(quatro vírgula cinco) metros de largura, localizada no Bairro acima mencionado, que será executado pelos moradores e a Associação, em forma de mutirão. Segue em anexo, foto ilustrativa da via a ser contemplada. Justificativa: A nossa Indicação é justa e oportuna, pois estamos sendo procurados diurtunamente por moradores interessados no assunto, clamando para que unamos forças para a realização desta melhoria de pavimentação na rua acima mencionada, pois a mesma se encontra em péssimo estado de conservação e uso. Nestes termos, pede e aguarda aprovação.
Indicação 0146/2019
Proponente: Vereador Marcos Fonseca
Reunião: 03/06/2019
Situação: Aprovada
Senhor Presidente O Vereador abaixo-assinado INDICA a V. Exª., ouvido o Plenário, que logo após os trâmites regimentais e de praxe, seja encaminhada cópia desta Indicação ao Exmº. Senhor Juscelino Brasiliano Roque - Prefeito Municipal, nos seguintes termos: INDICO: A Vossa Senhoria, aglutinar esforços juntamente à Secretaria pertinente ao assunto, no sentido de planejar ações em prol da execução urgente de serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas do entorno geral do distrito de Senador Mourão. Justificativa: A nossa Indicação é justa e oportuna, pois estamos recebendo diversas reclamações por partes de moradores e interessados no assunto, mencionando o péssimo estado de conservação dessas estradas, isto está causando revolta e indignação a todos com a falta de investimentos de políticas públicas na região. Nestes termos pede e aguarda aprovação.